A cultura de segurança deve ser considerada por todas as empresas um valor e deve estar presente na rotina de todos os colaboradores e líderes. É correto afirmar que a cultura de segurança é composta por conceitos aplicados que tem objetivo de garantir um ambiente livre de acidentes.
Cultura de segurança na minha empresa
Para incluir a cultura de segurança dentro de sua empresa, é essencial que primeiramente ela seja corretamente incluída na cultura organizacional da empresa. Assim sendo, a segurança passa a fazer parte da rotina de trabalho e de prevenção dos colaboradores, sendo prioridade na empresa.
Em seguida, é importante que a empresa conte com um processo de melhoria contínua de segurança do trabalho. Com isso, a empresa vai estabelecer um plano focado na parte mais crítica da empresa.
Veja agora o ciclo da cultura nas empresas:
- Prevenção;
- Aprendizagem organizacional;
- Treinamentos;
- Comunicação;
- Transparência e confiança;
- Recursos financeiros.
É preciso que os responsáveis pela segurança sejam comprometidos e comunicativos, isso vai ajudar na mudança da cultura da empresa, o que envolve também colaboradores e líderes. Vale lembrar que esse é um processo que pode demandar tempo, uma vez que hábitos precisam ser revistos e mudados, além da maneira de pensar da equipe, o que demanda paciência e dedicação.
Como envolver os colaboradores
É importante envolver a todos os colaboradores no processo de implementação da cultura na empresa, para que eles possam compreender que o ambiente seguro é um direito deles. Um bom exemplo disso é manter uma boa comunicação, usar os EPIs e EPCs de maneira correta, participar em treinamentos, como deve ser sua postura diante de riscos, entre outros hábitos.
Os líderes têm de ser ativos, e precisam estar convencidos da importância da cultura de segurança. Em outras palavras, é preciso facilitar acesso a recursos necessários, tornando a cultura de segurança possível para todos.