Prevenir acidentes é um tema abordado mundialmente, mesmo com a automatização das grandes industriais e fabricas, ainda existe a preocupação com acidentes nas linhas de produção.
A segurança esta ligada não somente a integridade física do colaborador, mas também leva em conta a eficiência do local e como isso afeta o desenvolvimento da empresa. Isso porque, quando alguém se acidenta, geralmente o trabalho se acumula, gerando um gargalo de produção, o que prejudica as linhas produtivas.
Sabemos que existem muitas maneiras de prevenir acidentes, e muitas são reguladas nos direitos e deveres dos trabalhadores. Pensando nisso, confira agora 05 maneiras de como prevenir acidentes no ambiente de trabalho:
- Utilize os EPIS (Equipamentos de Proteção Individual) – O uso dos EPIS é importante tanto durante o período de trabalho, como para prevenção de riscos a longo prazo. Isso porque, seu uso previne que o colaborador sofra com perdas de audição ao longo do tempo, por exemplo, ou de ter problemas por inalar gases que afetam diretamente a saúde, além de outros riscos.
- Desobstrua as áreas de circulação – Isso evita aglomerações no ambiente de grande circulação tanto de pessoas como de materiais. Manter as passagens livres é essencial para o caso de ocorrer algum acidente, assim as saídas de emergência e os equipamentos de combate a incêndio estarão em lugares de fácil acesso e a evacuação será mais rápida.
- Cuidado com novas tarefas – Exatamente! O correto é não executar tarefas que não está habituado sem supervisão. O treinamento prévio deve ser disponibilizado pela empresa e os equipamentos para realizar seu cumprimento. Não confie somente na sua capacidade, pois sem treinamento essas tarefas, podem se tornar um risco, não só para você, mas para outros a sua volta.
- Orientação a novos funcionários – Os funcionários devem estar cientes sobres os riscos de qualquer tipo que podem correr em sua nova tarefa. Por isso, coopere! Lembre-se de que a segurança é um bem coletivo, e por isso zelar pelo próximo significa zelar por si próprio. Demonstre empatia e ajude o novo colaborador com sua experiencia para que toda equipe se beneficie.
- Organização – Um ambiente bem-organizado ajuda a equipe a trabalhar pensando no melhor, já que ela contribui para que o funcionário tenha menos distrações durante sua atividade. Além disso, esse ambiente ajuda o colaborador a se manter focado, com menos distrações.
Lembre-se sempre que o melhor é sempre prevenir! Sempre que o ambiente está seguro, todos se beneficiam, se prevenindo contra pequenos e grandes acidentes.
Os acidentes são os principais motivos de afastamento e isso influencia de maneira negativa em vários fatores empresariais. Por isso, prepare-se para as adversidades e siga sempre seguro!