O que são comportamentos de risco no trabalho?

O que são comportamentos de risco no trabalho?

Esses comportamentos acontecem pela falta de percepção dos riscos, ou ainda, ao fato de que alguns não conseguem se adaptar as situações de riscos mais comuns. Além disso é claro, temos que nos lembrar dos casos em que não existem medidas de controle eficientes para a prevenção de acidentes.

Grande parte dos acidentes acontece por fatores humanos. O erro humano acaba colocando em risco a segurança e saúde dos funcionários. Isso pode acontecer até mesmo por causa de problemas de gestão. Esse comportamento se trata de atitudes que podem causar acidentes, seja por falta de atenção ou de treinamento necessário para realizar as atividades.

Comportamento de risco – O que é?

Esses comportamentos são atitudes do dia a dia que cada pessoa desempenha em determinadas situações. Ou seja, o comportamento de risco é individual e pode variar de pessoa para pessoa e depende muito do ato de cada uma delas. Por isso é essencial identificar esses comportamentos e fazer a conscientização sobre eles.

Quais os comportamentos mais comuns?

Em cada empresa existem comportamentos que são comuns, e muitos deles são fáceis de identificar. Porém, outros podem passar desapercebido ao olho dos gestores.

Veja alguns comportamentos comuns:

  • Falta de atenção – Além disso, ainda podemos incluir o ritmo acelerado de trabalho! Esses dois fatores, atrelados a busca por produtividade excessiva afetam a saúde dos funcionários e pode diminuir a qualidade do trabalho, além é claro de causar acidentes;
  • Se sentir seguro – Claro que isso é essencial no trabalho. Mas, essa sensação pode ser perigosa se o colaborador começar a subestimar as normas e procedimentos de segurança e assim começar a criar situações de risco.
  • Utilizar materiais com defeito – A empresa é responsável por fornecer materiais adequados. Esse tipo de material com defeito ou ferramentas muito antigas podem colocar os colaboradores em risco.
  • Operar máquinas sem capacitação – Treinamento é essencial para prevenir o risco de acidentes. A empresa precisa se certificar que o novo funcionário saiba exatamente como operar a máquina em que vai trabalhar para evitar que ele e outros se acidentem.
  • Não usar EPIS – Alguns funcionários se sentem confiantes para fazer trabalhos sem o equipamento de proteção. Isso coloca sua vida e de outros em risco constante, além da reputação da empresa.

Por isso, o primeiro passo é conscientizar. Além disso, é importante ter uma política de segurança bem desenvolvida na empresa. Também deve haver sempre, orientação, supervisão e atenção para que esses comportamentos sejam eliminados da empresa.

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