A Segurança Comportamental é um processo que é capaz de reduzir os atos que são considerados inseguros e que levam a acidentes. Esse processo é feito através de reforços sobre comportamento seguro e pelo tratamento das causas dos acidentes.
Ela promove a segurança no ambiente de trabalho, envolvendo os colaboradores e gestores com técnicas de segurança e gestão. Basicamente, a segurança comportamental analisa o desempenho que os grupos de trabalho exercem.
Para gerenciar seu desempenho, devem ser analisados os indicadores que determinam os comportamentos críticos. Esses comportamentos são o que expõem a saúde dos funcionários a doenças ou até mesmo a acidentes. A partir daí, a Segurança Comportamental propõe técnicas e planejamentos para reduzir a exposição a esses fatores.
Objetivo
O seu objetivo é identificar as causas que contribuem para a ocorrência de perdas nas empresas. Isso inclui os incidentes, acidentes pessoais, materiais e ambientais. Além disso, com a segurança comportamental é possível discutir os conceitos e exercitar as práticas de desenvolvimento comportamental.
Com tudo isso também é possível melhorar a visão estratégica dos integrantes, tanto dos colaboradores como dos líderes sobre a segurança nas empresas.
Quais são os pilares da Segurança Comportamental?
Todo programa de Segurança Comportamental conta com pilares essenciais, sendo eles:
- Sensibilização – Com ela é possível aumentar o entendimento, diminuindo possíveis resistências;
- Líderes – O exemplo deles é fundamental. Além disso, os gestores precisam apoiar todo o processo;
- Propriedade – Assim é possível aumentar a participação e o comprometimento de todos com as melhorias;
- Feedback – Reconhecimento e apreciação do comportamento seguro são essenciais para a melhoria contínua. Além disso, ele ajuda a entender as formas como ocorrem os comportamentos de risco;
- Análise – Identificar de maneira objetiva os fatores que levam aos atos inseguros e permitir que as recomendações sejam precisas.
Todo esse processo traz benefícios validos para colaboradores e para a empresa. Entre eles podemos listar:
- Redução nos custos – A empresa que adota um comportamento seguro, diminui despesas com indenizações e licenças por doença;
- Credibilidade – Quando se importa com a segurança de seus funcionários, a empresa fica bem-vista pelos órgãos certificadores;
- Satisfação – Os colaboradores se sentem seguros e valorizados que percebem que a empresa se preocupa com seu bem-estar.