Incêndios de grandes proporções quando são vistos em manchetes de jornais e lives de redes sociais parecem ser incontroláveis, mas muitos desses eventos poderiam ter sido evitados adotando medidas preventivas básicas que devem ser consideradas no dia a dia.
Nestes casos não há outra saída a não ser dar prioridade às vidas humanas que correm risco neste perigoso ambiente, por isso neste artigo acompanhe como conseguir evitar incêndios que podem causar prejuízos significativos tanto em patrimônio quanto em vidas!
Existe uma norma regulamentadora que busca combater os riscos de incêndio?
A legislação brasileira ao longo das últimas décadas evoluiu muito a respeito de criar normas e leis regulamentadoras para evitar incêndios catastróficos que aconteceram no país nos últimos anos.
A mais significativa de todas é a norma regulamentadora 23 que foi atualizada em 2011, ela trata exclusivamente em criar meios de proteção contra incêndios dentro das empresas.
Mas se tratando de legislação existem uma série de decretos estaduais e municipais que se somam a NR 23 na realização de projetos de sistemas de segurança contra incêndio.
Além de extremamente fundamental a NR 23 é básica, ela informa de maneira facilitada quais são os caminhos necessários a serem seguidos para realizar um sistema de proteção eficiente.
A NR 23 é de amplitude nacional ou respeita a jurisdição de cada estado?
A NR 23 é bastante clara desde o seu primeiro item, a legislação contra incêndio está sob a jurisdição de cada estado, seguindo suas bases técnicas de acordo com as normas técnicas brasileiras (NBRs), da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) juntando-se a NR 23.
A norma exige que os empregadores transmitem tais informações para seus respectivos colaboradores sobre como utilizar de maneira correta os meios de equipamento de proteção contra incêndio, quais os procedimentos necessários para serem realizados na hora da evacuação de pessoas em momentos de desastres e aumentar o conhecimento dos mesmos sobre os alarmes existentes dentro do ambiente laboral.
Quais são as normas técnicas brasileiras existentes que complementam a NR 23?
Existem uma série delas mas as que se destacam podemos citar a NBR 14276 criada em 2006 que traz informações pertinentes sobre a brigada de incêndio.
Temos a NBR 9077 que cita sobre as saídas de emergências dos edifícios.
A NBR 11742 atualizada em 2013 fala sobre a porta corta fogo para saídas de emergência.
Existe também a NBR 13714 que cita hidrantes e mangotinhos.
Na NBR 10897 que se refere aos chuveiros automáticos.
E para finalizar as NBRs 12693, 15808 e a 15809 que fala dos extintores portáteis e sobre rodas.
E quando se fala sobre sistemas de detecção de incêndio há a NBR 7240 que dispõe sobre dispositivos sonoros de alarme.
Conclusão…
É necessário ter conhecimento sobre a legislação e normas referentes à proteção contra incêndios para evitar desastres de grandes proporções que destroem patrimônios e milhares de vidas todos os anos.