A cada ano, cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio. Isso sem contar as pessoas que tentam cometer suicídio. Esses dados são da Organização Pan-Americana da Saúde, que mostra como esses números são crescentes ao redor do mundo.
Apesar de ser um problema recorrente, estudos mostram que esse problema pode ser evitado quando é detectado a tempo, e que as empresas precisam de poucos recursos e investimentos para ajudar seus colaboradores a lidar com esse problema. Vale lembrar sempre que o suicídio é a principal causa de morte evitável do mundo, já que suas condições são completamente tratáveis.
Porém, as empresas precisam se preocupar com a saúde mental de seus funcionários não somente durante o setembro amarelo, mas durante o ano todo, uma vez que o número de problemas com suicídio aumentou 0,4% entre 2019 e 2020.
Sendo assim, cada vez mais empresas tem adicionado benefícios que ajudam a melhorar a saúde mental de seus colaboradores. A conscientização e ações de cuidado são cada vez mais frequentes e é a forma mais eficaz de ajudar quem precisa.
Como ajudar seus funcionários
Uma das primeiras coisas que a empresa pode fazer para ajudar seus colaboradores, é criar uma cultura de portas abertas sobre as questões emocionais. Esse é um assunto que não pode ser tratado com preconceito, e o colaborador precisa saber disso. Além disso, o cuidado com a saúde mental nas empresas deve ser permanente, assim é possível evitar problemas que possam acabar em suicídio. Explore o senso de propósito na empresa e estimule seus funcionários a pensarem e falarem sobre isso. Lembre-se que o preconceito não pode fazer parte dessa roda, uma vez que o senso de propósito de cada um é diferente. Alguns, por exemplo, consideram seu senso de propósito a religião, política, caridade, arte ou filosofia. Por isso, esse assunto deve ser aberto e livre de estigmas.
Eduque a liderança
Depois do início da pandemia, cada vez mais lideres tem procurado se educar sobre como agir quando o assunto é saúde mental. Com isso, é possível conscientizar os líderes e mostrar como eles podem lidar quando seus funcionários estão fragilizados. Ter empatia e ficar atento as mudanças de humor, pode ajudar, além de se tornar uma estratégia nas empresas. Isso porque, líderes que são capazes de notar mudanças em seus funcionários, podem ajuda-los a procurar tratamento, diminuindo exponencialmente problemas como Burnout, depressão e ansiedade – fatores que podem desencadear problemas maiores.
Não trate o suicídio como tabu, fale sobre ele com seus funcionários, não somente em setembro, mas sempre que necessário. Fique atento aos sinais, e ajude quem precisa a continuar vivendo.